Livro: A Arte de Dormir Sozinha de Sophie Fontanel



Sinopse 
A autora deste livro insubordinou-se. Aos 27 anos, o seu corpo e a sua cabeça juntaram-se e decidiram a mesma coisa: por perda do desejo recusaram-se a ter vida sexual. Durante 12 anos, uma jornalista francesa, uma atractiva mulher parisiense, escolheu a abstinência sexual. E como é que o mundo à volta dela reagiu? Com desconfiança e em estado de choque. É essa experiência que Sophie Fontanel testemunha neste livro. O mundo dela é um mundo de glamour, um mundo de homens apetecíveis e disponíveis. Mas Sophie deixou de ter vontade e descobriu, nessa ausência de desejo, um outro mundo de liberdade e de sensualidade. Este é um livro perigoso: as suas convicções sobre o amor, o sexo e o casamento vão sofrer um abalo. 


Minha Opinião 
Escrito de forma desordenada, como se de um sonho repleto de memórias se tratasse. Os saltos entre personagens e situações em que a personagem estava envolvida pareciam saídos de um relato em que a escritora sonhava acordada.
Decidiu não ter sexo, decidiu não se envolver com nenhum homem, tornou-se mais sexy, vestiu-se de vermelho, mas assustava-se com o assédio feminino, orgulhava-se da confiança que nela depositavam e afugentava os homens.
Em nenhum caso falou do seu dia-a-dia.
Diz que a "solidão nos torna perspicazes", mas isso é porque o isolamento transforma-nos em melhores observadores e melhores ouvintes, e isso nota-se no livro. 

A escritora/personagem principal/narradora fala mais do que vê do que do que sentiu nos anos sem sexo.

No fim, considerei um livro mediano e com título errado. Ah, e as minhas convicções sobre o amor, sexo e casamento nem se mexeram. 


A Arte de Dormir Sozinha by Sophie Fontanel
My rating: 3 of 5 stars

No comments:

Post a Comment