Androidaholic: Aplicação Cartão BLX

 
  
Organizar é o meu nome do meio, detesto ter tudo ao monte sem etiquetas ou identificação do conteúdo. Até os montes de roupa fazem-me comichão, apesar de ter andado desleixada nos últimos tempos (foi um àparte). 
Nos dias que correm, cartões é algo que não nos falta, os pessoais, os dos bancos, os de saúde, os de fidelização de lojas, do UCI, o da biblioteca. De modo a ter tudo organizado, costumava ter uma pequena bolsa dedicada aos mesmos.
Com o uso de um smarthpone, ainda quando tinha o BlackBerry, passei a usar a aplicação
cardMobili, que após ter criado uma conta, permite ter todos os  cartões em formato digital e sempre disponíveis para consulta. Eu uso e abuso desta aplicação. 

A semana passada deparei-me com a notícia de que as Bibliotecas Municipais de Lisboa lançaram uma aplicação do Cartão da Biblioteca. Curiosa, instalei.
 
 

Após instalar, é solicitado a introdução do número do cartão e o pin, o processo de autenticação é igual ao do site reservado aos leitores.


Autenticada com sucesso, a aplicação assume o "papel" de um cartão, de um cartão dinâmico, a funcionalidade de poder ver as costas do cartão está muito bem conseguida, e é através dessa opção que tenho acesso a quatro novas funcionalidades:
  • Lista das Bibliotecas Municipais de Lisboa, com o horário e contactos;
    com o horário de Dezembro e desactualizado.
  • Biblioteca Itinerante;
    com datas passadas.
  • Localização Geográfica das Bibliotecas, com recurso ao google maps
  • Os meus empréstimos.
    Tenho pena não ter nenhum empréstimo activo, pois queria testar a renovação. Será um passo a fazer no futuro. 

Resta saber se quando for à Biblioteca, a aplicação substitui o cartão de plástico ou basta como costumo fazer, consultar a aplicação cardMobili e dizer na recepção o meu número.

Uma funcionalidade que poderiam ter, no próximo release da aplicação deveria ser a consulta do catalógo e poder reservar livros, tal como acontece no site. Isso seria ouro. :)

Mais informações sobre o lançamento da Aplicação no site das Bibliotecas Municipais de Lisboa.

 

No comments:

Post a Comment