Livro: O Tempo Entre Costuras


Sinopse
«O Tempo entre Costuras» é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.
Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.


Minha Opinião
A fluidez com que li este livro surpreendeu-me. O mérito vai todo para a escritora que o escreveu magnificamente relatando a Grande Depressão em Madrid, a Guerra Civil Espanhola a partir de Tetuán - a cidade capital do Protectorado Espanhol de Marrocos - regressando novamente a Madrid para viver a II Guerra Mundial. 
Sira relata a sua história de vida deixando-nos com um fim suspenso, tal como gosto. 
Sira é filha de uma modista mãe solteira e com ela aprende a alinhavar. Quer o destino, ou direi uma paixão, que vá parar a Marrocos onde sofre a grande desilusão da sua vida.
Com uma mão para transformar trapos em pequenas obras de arte - tive que andar a pesquisar para descobrir o que era um vestido Delfos de Mariano Fortuny
Sira consegue reconstruir a sua vida fazendo o que mais gosta, costurar.
O seu atelier é frequentado pelas mulheres dos Generais, Tenentes, Altos Comissários alemães, espanhóis, ingleses, e é de lá que podem sair todas as informações sociais, políticas.
Com a sua capacidade em atrair clientela, Sira acaba por chamar a atenção dos Serviços Ingleses... e... 


Apesar de ter 600 páginas, o livro lê-se num instante. 

Ao pesquisar sobre outras referências de moda que o livro menciona descobri que a Antena3 Espanhola produziu uma série sobre o livro. Mal posso esperar para ver. 

  
O Tempo Entre Costuras by María Dueñas
My rating: 5 of 5 stars

No comments:

Post a Comment