Documentário: Forks Over Knives (2011)

"Let food be thy medicine" 
Hippocrates



A única coisa que consigo dizer depois de ver este documentário é que os médicos e os pacientes que surgem no filme dizem a mais pura verdade. 
Eu podia ser uma das pessoas deste filme. Deste que eliminei, quase que por completo, a carne vermelha da minha alimentação, os fritos e o vinho sinto que tenho muito mais energia.   
A maioria dos meus amigos acham que nunca paro quieta, será este - a ausência de carne vermelha na minha alimentação - o meu novo segredo? :) Porque desde que deixei de gastar 5euros num BigMac e passei para os 8euros de quinoa ou cuscus passei também a gastar muito menos na médica. E foi tudo uma questão de prioridades e responsabilidade. 

"He that takes medicine and neglects diet, wastes the skills of the physician."
Chinese proverb

Houve uma parte do filme em que fiquei estupefacta, quando explicaram que o número de mortes devido a problemas de circulação (diabetes, coração, tensão alta, etc...) diminuiu drasticamente durante a II Guerra Mundial. Fundamentaram o caso com um gráfico, cheio de números, linhas, cores e até uma cruz suástica ironizando o facto de que a guerra mostrou que em épocas de privação a população encontrava-se mais saudável. 

No comments:

Post a Comment