Filme: Les Petits Mouchoirs (2010)

(contém spoilers)
Filme lindo este feito de pequenas mentiras. Mentimos para proteger, mentimos para não magoar, mentimos por puro exibicionismo, mentimos porque faz parte da nossa natureza mentir para acreditar que o mundo que idealizamos é o que vivemos porque a verdade é cruel, dói e faz-nos lacrimejar e porque, acima de tudo, mentimos porque não conseguimos confiar em ninguém. Mais uma vez afirmo que faz parte da nossa natureza, Mentir. Mentir aos familiares, aos conhecidos, aos amigos. Mas ao longo do tempo e se os amigos forem mesmo do peito a mentira ou a omissão acaba por ser aceite, faz parte da personalidade e não são necessárias palavras para perceber que se esconde a verdade. 
Este filme está genial. 
Um grupo de amigos que apesar de um acidente grave entre um deles decide manter o plano de férias inicial. E tal como previsto, o amigo acaba por morrer quando as férias estão quase a acabar e mais uma mentira é proferida: "e como é que vai ser a minha vida sem ti?".
Como sempre, a acreditar que a presença do ente perdido é real e sorrir, e quando a verdade bater à porta chorar, porque chorar e sorrir são as reacções mais puras a qualquer acontecimento.

Banda sonora também é cinco estrelas. Aqui.

1 comment:

  1. Fiquei curiosa.....mas cinema francês é coisa que quase não passa cá por baixo!

    ReplyDelete