Singing hallelujah with the fear in your heart

(...)
Been working for the church
While your life falls apart
Singing hallelujah with the fear in your heart
Every spark of friendship and love
Will die without a home
Hear the soldier groan, "We'll go at it alone"
(...)




A operação da minha mãe foi adiada, os problemas de saúde complicaram-se. E digamos que de um tipo de comprimidos que tomava por dia passou a 10 medicamentos diferentes com posologias diversas e a uma dieta super controlada.
Hoje estou cansada e apercebi-me que passei uma semana em que fui a um cardiologista, a uma oftamologista, a um endocrinologistas, ao médico de família, duas vezes ao hospital e três ao centro de saúde.
Hoje estou sozinha em casa, no quarto que tantos anos partilhei com a minha irmã e penso se serei a única que é mesmo capaz de dizer não à minha mãe e a impôr-lhe regras. Levanto-me e vou ao quarto dos meus irmãos F. e A., um quarto que outrora tinha 5 camas e agora só tem duas. Um quarto vazio que em tempo escolar é ocupado só pelo F. A casa está vazia.
Será que a minha mãe sente-se inútil e por isso é que deixou de preocupar-se consigo e daí não ter tido o cuidado e chegado a este extremo?
Será que ela faltou às consultas de controlo do diabetes de propósito ou por medo? Será que a minha mãe não quis preocupar a família?Porque será que cada vez que eu lhe perguntava pela situação clínica ela respondia sempre: "está sob controlo"?
:(

Hoje estou a rever todas as indicações dos médicos, a medicação, a dieta e a fazer uma agenda para que os meus irmãos e o meu pai estejam sempre em cima dela!

Hoje já medi a glicémia e a tensão. Os valores da glicémia baixaram para metade do valor do início da semana e a tensão já está normal. Aleluia!
Hoje ainda vou dar um workshop para ensinar todos os meus irmãos a medir a tensão e a fazer a picada para medir a glicémia. (workshop, palavra gira, esta! )
Hoje questiono-me como é que foi possível eu ter acreditado em tudo o que ela dizia-me e que estava tudo sob controlo quando a aproximação de uma simples operação a fez ir parar às urgências e onde foi detectado mil e um problemas tudo por não ter controlado os diabetes.
E como é que é possível o meu Pai, após 35 anos de casamento, ainda olhar para a minha mãe com aquele ar apaixonado e mostrar que só com ela é que a Vida faz sentido? (sim, eu sei que inveja é pecado... mas, ao ver isto percebo porquê é que estou solteira. :) )
Viver todos os dias cansa! :)


Música: Arcade Fire - Intervention

3 comments:

  1. Ainda bem que a tua mãe tem uma filha como tu, que se preocupa e está a fazer de tudo para a ajudar. :)
    Beijinho grande!

    ReplyDelete
  2. será que simplesmente, ela sempre achou que a vossa (familia toda no geral) estava acima de preocupaçoes c a propria saude e por isso nao ligou a si mesmo e ao seu corpok gritava por ela?

    mas o k importa é que agora estas ai. e k ela melhorou. e que tudo vai ficar bem.
    e, a ajudar tudo, um marido, ao fim de 35 anos...apaixonado...é lindo...:)

    beijinho e energias positivas!

    ReplyDelete
  3. Ainda bem que foste a tempo a inverter a situação...Não se pode supor a razão do desleixo, mas provavelmente foi devido a afazeres pessoais e/ou profissionais.
    E eu espanto-me, com o amor, mesmo...como as vezes vejo casalinhos da terceira idade completamente apaixonados...impressionante!

    Melhoras para a mãe da minha conterrânea e Felicidades para os teus papás apaixonados!!! ;)

    ReplyDelete