Sotaque: bebra

Este fim-de-semana na Guarda:
Eu - Estas bebras não sabem a nada.
Toda a gente a olhar para mim...
G - Estas quê?
Eu - Estas bebras.
G - Figos! cá no continente chamamos de figos!
Eu - Na minha terra chama-se bebras e, figos são as bebras secas.
bebras
...Com tudo, nas partes da ilha que gozam de temperatura benigna, depois das
vinhas, as frutas de leite são as que melhor prosperam; assim vemos nós, os
figos brancos, assim como os pretos a que chamam bebras, produzirem de
um extraordinário tamanho nos sítios batidos pela maresia saltrosa do mar.
in nesos.
Figos

3 comments:

  1. :D
    Eu cá acho imensa piada às diferenças linguisticas que encontramos por todo o país... As que conheço melhor são mesmo as diferenças entre o Norte e o Algarve (os meus pais são algarvios).

    ReplyDelete
  2. Olá! Vim aqui parar...nem sei como. Mas gostei de encontrar uma blogueira do Estreito de Câmara de Lobos! Eu, pelo contrário, sou de Lisboa, mas estou aqui, na nossa bela ilha, nem te digo há quantas décadas :)
    Gosto imenso dos regionalismos e também espero que nunca percas o teu sotaque.
    Está no tempo das bebras. Queres que te mande algumas,lol.
    Bjinho

    ReplyDelete
  3. LOL! Essa nunca tinha ouvido, e vim agora de lá!
    E sabes que jantei uma espetada fantástica na tua terra, no restaurante Santo António?? :o)

    ReplyDelete