Nova regra cá em casa

Sou de uma família numerosa (7 filhos), e onde a maioria são homens (5 irmãos + pai), e onde as tarefas sempre foram divididas. O meu pai cozinha, os meus irmãos passam cera no chão, limpam wc, limpam lustres, apanham roupa e dobram, fazem de tudo.
Por isso, no ínicio fez-me confusão o G. dizer que a mãe dele nunca lhe obrigou a fazer isso. Ela sempre fez isso por ele.

Pois, bem... cá em casa a tradição mantêm-se e dividimos as tarefas.

Não tenho razão de queixa.
O único mal é que quando é ele a cozinhar, ele cozinha sempre as mesmas coisas, o que eu detesto, porque enjoo com facilidade de comidas repetitivas.
E quando vou fazer algo novo manda sempre 'bitaites' sobre como fazer mesmo sem saber o que é que vou fazer. :)
Pois, por causa disso, decidimos, por 51% dos votos - os meus, porque os dele só valem 49% :) - que aos sábados, quem cozinha é ele.

Só que, para ele não cozer massa com atum, eu dou-lhe sempre a ementa. E depois, ele faz tudo sozinho na cozinha.
Este fim-de-semana, a ementa era: peito de frango com arroz de cenoura.
Como já era um prato mais elaborado quando comparado com os anteriores, ele fez o percurso entre cozinha e sala mais vezes:
- como tempero os peitos de frango?
- não preferes arroz simples?
- queres salada de alface?
- Oh P., qual é mesmo a medida de arroz?
:D

A regra já dura a três semanas. Tenho que começar a complicar-lhe mais a vida.
Os bifes com arroz branco foi fácil.
O bacalhau cozido, idem.
Graças aos peitos de frango com arroz de cenoura, começo a achar que tenho sido boazinha. :)
Acho que para a semana vou lhe dizer que me apetece lasanha. ;)

12 comments:

  1. Parece-me bem, esse "arranjo"! E lasanha é demasiado fácil, de certeza que tens uma ideia qualquer mais diabólica.... ;op

    ReplyDelete
  2. Lasanha é fácil! Fiz a tal lasanha de espinafres com 3 queijos e era facilima, mais facil que peitos de franco com arroz de cenoura na minha opinião ;)

    do site da Milaneza, receita extramente aprovada ( e congela bem)

    Lasanha de Espinafres e 3 Queijos



    Médio
    45 minutos
    4 pessoas

    Lasagne all uovo




    400g Lasanha MILANEZA
    500g de Espinafres
    2 dentes de alho
    sal q.b.
    Pimenta preta em grão q.b.
    250g de Requeijão
    1 chávena de Queijo Mozzarella ralado
    ½ chávena de Queijo Parmesão ralado
    250g de natas


    Lave e escorra bem os espinafres. Ponha-os numa panela sem água. Tape e
    deixe cozer durante 3 a 5 minutos, ou até os espinafres estarem tenros.

    Escorra e pique bem os espinafres.

    Misture os alhos picados, os espinafres, sal e pimenta acabada de moer.
    Numa taça, misture o requeijão, mozzarella, parmesão e as natas.

    Prepare, entretanto, a Lasanha segundo as instruções da embalagem e
    disponha uma camada no fundo de uma assadeira de formato rectangular.
    Cubra com uma camada de espinafres, depois com uma camada da mistura de
    queijos, a seguir novamente com Lasanha e assim sucessivamente devendo a
    última ser, da mistura de queijos.

    Leve ao forno a 180ºC durante 20 ou 25 minutos. Sirva de imediato.



    --- usa antes espinafre congelados, deixa descongelar e refoga um nadinha.

    ReplyDelete
  3. Eu tentei isso ca por casa e nao funcionou-acabamos por optar pela tecnica da especializacao.
    Eu cozinho e o meu marido trata das lavagens de roupa e passagem a ferro...nao tem funcionado mal
    :-)

    ReplyDelete
  4. oh nao sejas má...o meu so sabe fazer arroz branco e massa.uma vez fez carne guisada para os pais, mas sempre cmgo ao telefone a explicar tudo: desde cortar a cebola, a fazer o refogado..enfim...

    acho que fazes mto bem, e nao deves ser demasiado rígida...assim, progressivamente dificultando as coisas;)

    beijinhos

    ReplyDelete
  5. Assim é que é, patxocas!! :))

    ReplyDelete
  6. Joana, o G. também engoma. ;)
    Muito embora eu ache que demora mais tempo. :D

    E T. a ideia dessa lasanha é fantástica. Consigo baralhar-lhe as ideias todas. ;)

    ReplyDelete
  7. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  8. lasagna...coitado! Para mim lasagna é um prato tão demorado que quando é feita é sempre a dois;) Para ninguém apanhar seca!
    Essa receita parece-me bem boa Teresa, tenho de experimentar!

    ReplyDelete
  9. Boa táctica, Patxocas! Cá por casa temos ido mais pela da Joana, especialização. Mas o SK quer aprender a cozinhar e anda sempre à minha volta a fazer perguntas que nunca mais acabam e a pedir para cozinhar mais devagar (o que, quando estás a fazer uma coisa que já tens muita prática, é complicado!) para ele ver bem... Vou propor-lhe essa táctica, era giro e ele ia gostar!
    E T., essa receita parece deliciosa, mas cá em casa não posso fazer... Queijo é só comigo (e mesmo assim só sem exageros), o SK não vai nessa, portanto só posso é sonhar... Mas vou guardá-la e quando houver um jantar faço duas, uma normal e uma dessas ;)

    ReplyDelete
  10. O R. também nunca fez nada em casa, a mão, a avó e a irmã tratavam de tudo. No entanto, em nossa casa tudo é dividido :) Tem sido assim desde o início. A verdade é que ele não sabe cozinhar, eu como gosto trato dessa parte. Para ele fica o lavar a louça, limpá-la e arrumá-la ;-) Para mim é óptimo, porque não gosto nada dessas tarefas. As restantes lidas da casa são também divididas.
    É clao que se for necessário ele cozinha. Houve um dia em que eu tinha muito trabalho e o R. fez o almoço. Como? Pegou num dos milhentos livros de cozinha que tenho e seguiu uma receita. Fez um frango fricassé divinal ;)
    Por isso amiga, oferece-lhe um livro de receitas ;) O Pantagruel é excelente :)

    ReplyDelete
  11. Eu por acaso tenho sorte, o P, é muito jeitosinho. Sabe cozinhar que é uma maravilha (eu é assim mais ou menos... ;*)) e no resto também se vai ajeitando, e bricolage também!! :op
    Assim ele cozinha e eu depois arrumo a cozinha - coisa que detesto mas enfim, quando não se tem a mamã a fazer tudo... :o)
    O resto vamos fazendo os dois. Felizmente temos a possibilidade de termos uma senhora que lá vai a casa limpar e passar a ferro (abomino engomar, detesto, não tenho jeito nenhum e fico hiper irritada!!) e que é a mesma que vai a casa da minha mãe há praí 15 anos e que é nossa vizinha, de confiança e com um excelente trabalho. :o]

    ReplyDelete
  12. Eu já combinei com o SK (olhem, vou passar a usar Z., tá? Afinal é esse o nome dele... lol) Pronto, já combinei com o Z. e vamos passar a usar a técnica da patxocas, pelo menos para já, enquanto a coisa não engata.

    Ele esteve 4 meses em Erasmus e teve de cozinhar, mas fora alguns pratos específicos era mais culinária de sobrevivência, tipo quantidades industriais de massa com molho de tomate e ovos mexidos com atum às 4 da matina. Mas o menino até é jeitosinho e por isso acho que se vai safar benzinho :)
    Depois conto como correu! Sugestões para a primeira tarefa? :)

    ReplyDelete